Foi no âmbito da 20.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, que a instituição recebeu o prémio “Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, um reconhecimento inédito na categoria atribuída pela APEE, que destaca organizações pelo trabalho contínuo e estratégico nestas áreas. O IPS é o primeiro estabelecimento de ensino superior a arrecadar esta distinção.
Durante a cerimónia, liderada pela presidente do IPS, Ângela Lemos, e o vice-presidente da Sustentabilidade e também professor Eco-Escolas/Eco-Campus, Carlos Mata, foram ainda entregues dois prémios referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O primeiro, Prémio na categoria “Proteger a Vida Terrestre (ODS 15)”, foi atribuído ao projeto de criação de um bosque mediterrânico segundo a metodologia Akira Miyawaki, que desde 2023 já plantou cerca de 2 000 árvores e arbustos autóctones em parceria com a comunidade académica e outras organizações.
O segundo, Prémio na categoria “Educação de Qualidade (ODS 4)”, foi conferido ao programa “IPS Sustentável”, que promove a aprendizagem e o desenvolvimento de competências em sustentabilidade em diferentes contextos, incluindo ensino formal, investigação, atividades extracurriculares e voluntariado.
Para Ângela Lemos, as três distinções simbolizam o reconhecimento coletivo pelo trabalho persistente da comunidade académica e parceiros, reforçando o compromisso do IPS com a promoção da transformação social, proteção da biodiversidade e valorização do património natural da região.
